Criado por Joseph Pilates, o método Pilates inicialmente foi chamado de Contrologia, que significa controle da mente sobre o corpo. Pilates consiste na prática de exercícios que fortalecem a musculatura de dentro para fora, priorizando a qualidade do movimento, jamais a quantidade. Os exercícios trabalham o corpo como um todo, e não grupos musculares específicos, buscando a conexão e o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

PRINCÍPIOS DO MÉTODO:

Concentração, respiração correta, controle e ativação do centro de força (power house / core), crescimento axial, alinhamento postural e integração dos movimentos.
Conforme a prática, vão sendo adquiridas a melhora da consciência corporal, controle motor, precisão dos movimentos, coordenação motora, equilíbrio, força muscular, estabilidade articular e capacidade cardiorrespiratória. O desenvolvimento dessas habilidades resulta em sensação de bem estar e melhora da qualidade de vida.
As aulas são individualizadas, levando em consideração faixa etária, condições físicas, presença de patologias e objetivo de cada cliente/paciente. Os inúmeros exercícios evoluem do nível inicial ao avançado. Qualquer pessoa em qualquer idade está apta a iniciar a prática do Pilates.
- CRIANÇAS: trata as dores do crescimento, prevenção de problemas respiratórios, melhora da consciência corporal, coordenação motora e postura.
- ADOLESCENTES: melhora postura e flexibilidade, prevenindo alterações na coluna, como escoliose, hiperlordose e hipercifose.
- ADULTOS: previne e trata tendinites, bursites, artrite/artrose/osteoartrose, hérnia de disco, discopatia degenerativa, fibromialgia. Melhora a postura, a respiração e a qualidade de vida.
- IDOSOS: mantém a força muscular, flexibilidade e capacidade pulmonar, garantindo equilíbrio, coordenação motora, maior estabilidade no caminhar, evitando quedas.

BENEFÍCIOS

– Prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas

– Alívio da dores crônicas

– Controle da ansiedade

– Alívio do estresse

– Reeduca a respiração

– Corrige a postura corporal

– Melhora força e flexibilidade muscular

– Melhora mobilidade e estabilidade articular

– Melhora equilíbrio e coordenação motora

– Melhora consciência corporal

– Conecta corpo e mente

– Promove relaxamento e bem-estar

– Melhora a qualidade de vida