A Posturologia é o estudo da influência dos captores posturais (pés, oclusão e olhos) no controle dos músculos da postura. A Podoposturologia consiste em uma técnica utilizada para reeducar e corrigir alterações posturais e de equilíbrio, através de exercícios, terapia manual e palmilhas posturais.
Nossas articulações funcionam como engrenagens movidas e sustentadas por músculos e fáscias, que vão da cabeça aos pés, para manter o equilíbrio do nosso corpo em um desequilíbrio constante. Por esse motivo, uma simples alteração na pisada pode refletir na posição do tornozelo, do joelho, do quadril, da coluna e da cabeça. Assim como uma alteração na mordida pode influenciar na distribuição do peso corporal na planta dos pés.

PALMILHAS POSTURAIS:

Através da avaliação postural minuciosa, Exame de Baropodometria, Exame de Estabilometria, avaliação dos captores posturais e teste proprioceptivo de alinhamento postural, sempre mantendo raciocínio clínico de buscar a causa da lesão/disfunção/dor, as palmilhas são produzidas de acordo com o que precisa ser corrigido. São confeccionadas de forma personalizada através de um sistema de impressão em 3D.
As palmilhas possuem capacidade reconhecer a posição e orientação do corpo, e distribuir o peso corporal de forma equilibrada e correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do sistema nervoso que controlam a dor, o equilíbrio e a postura.

EXAME DE BAROPOMETRIA: 

É um exame computadorizado que utiliza a termografia clínica (gradiente de cores) para analisar os pontos de pressão plantar exercidos pela distribuição do peso corporal, tanto em posição estática como em movimento. Assim, é possivel idetificar as alterações posturais e de pisada, se ela for para dentro (pronada), para fora (supinada), se tem mais peso em uma perna (desvio do centro de massa), áreas funcionais de apoio plantar. Esses detalhes repercutem na posição do tornozelo, do joelho, do quadril e da coluna, podendo causar dores, tratadas com palmilhas posturais.

EXAME DE ESTABILOMETRIA:

É um exame computadorizado que identifica o quanto a pessoa se desloca para frente e para trás, para esquerda e para direita na posição estática em pé, qualificando o grau de equilíbrio do indivíduo. Quanto mais alterações posturais maior será a oscilação corporal no espaço e maior será o esforço dos músculos, tendões, ligamentos e articulações para manter o equilíbrio tanto estático quanto em movimento. A sobrecarga constante dessas estruturas pode resultar em contraturas musculares, tendinites, bursites e desgastes nas articulações (artrite, artrose, osteoartrite) que podem ser tratadas com a ajuda de palmilhas posturais.
É fundamental a avaliação cinético-funcional e raciocínio clínico para detectar as alterações funcionais do corpo humano. A tecnologia é apenas um facilitador do processo.